Em janeiro de 1975, Jessé (vocal solo e teclados), Ari Nascimento (baixo e vocal), Ribah Nascimento (guitarra e vocal) e Luizão (bateria e percussão) chegaram a São Paulo, vindos de Brasília, para integrar a banda "Corrente de Força", grupo que estava sendo formado por Pique Riverte que deixava o "Casa das Máquinas"

Após três meses de muito trabalho e ensaios – intensivos - ficou pronto um dos conjuntos que, à época, chamou bastante a atenção do público em geral e da mídia devido à qualidade musical. Qualidade essa refletida no lançamento, pela RCA, do compacto simples com "Sino Sinal Aberto",canção de Clodo Ferreira, que seria uma das mais tocadas na Rádio Excelsior AM, líder de audiência em São Paulo e, dessa forma, uma espécie de FM formadora de opinião. Tocar na Excelsior era sinônimo de muito prestígio e sucesso!

Após inúmeras e bem sucedidas apresentações pelos palcos de clubes (nos bailes da vida), teatros, ginásios de esporte, no estado de Sao Paulo, Paraná e Minas Gerais, não demorou até que eles fossem convidados a participar de alguns programas de televisão, na antiga TV Tupi como o "Aleluia" - programa jovem apresentado por nada mais nada menos que Fabio Jr. e Silvio Brito -, "O Clube dos Artistas" e "Almoço Com As Estrelas" de Lolita e Airton Rodrigues.

O "Corrente de Força" abriu show dos "Mutantes", tocou com Christian - que fazia enorme sucesso cantando em inglês (uma característica musical daquela época) - e fez uma pequena turnê com "Achie Bell & the Drells", banda americana de R&B em algumas cidades do interior paulista e na capital. Sucesso total!

Ao final do ano de 1976, Ari, Ribah, Jessé e Luizão, resolveram deixar o "Corrente de Força" para formar o "Placa Luminosa" em janeiro de 1977. Para isso trouxeram, também de Brasília, o saxofonista Mário Lúcio para integrar o grupo. Meses depois, após a gravação do primeiro LP pela RGE, a banda recebeu o reforço da chegada de Manito - o grande Manito (ex Incríveis)- que tinha parado com o "Som Nosso de Cada Dia".

A gravação do LP da RGE teve como destaque ,além da inclusão de "Sino Sinal Aberto", a canção de Clodo Ferreira e Zeca Bahia, "Velho Demais", música que entrou na trilha sonora da novela da Rede Globo, "Sem Lenço e Sem Documento". A canção foi muito executada também na Radio Excelsior, bem como no país inteiro devido ao alcance da gravadora "Som Livre" e à audiência nacional da novela. Ao final do ano de 1977, o Placa Luminosa já era uma banda bastante conhecida e participava normalmente da programação das emissoras de Tv mais importantes. Existem alguns vídeos no youtube de apresentações dessa época como a participação na "Grande Parada" (TV Tupi) interpretando "Sir Duke" de Stevie Wonder.

O ano de 1980 chega e Jessé resolve deixar o grupo para participar do Festival da Globo onde ganha o prêmio de melhor intérprete com a canção "Porto Solidão", de Zeca Bahia. Foram momentos difíceis. Em 1981,agora com Marcos Castro e Fabinho nos vocais, o Placa grava o LP "Neon" (gravadora Lança Discos), disco excelente considerado um divisor de águas na carreira da banda. Em 1981 recebem vários convites para participação em shows com Tim Maia, e Erasmo Carlos, além de Raul de Souza, excepcional trombonista brasileiro que residia em Nova York e retornava ao Brasil. Para surpresa geral Raul de Souza convida a banda para fazer alguns shows de música Instrumental..

Um grandioso desafio encarado com coragem e dedicação pela banda, e que resultou na gravação de dois especiais: um para a Tv Bandeirantes (no Teatro Pixinguina) e outro para a Tv Cultura (no Teatro Artur Azevedo)

Ao se apresentar com Raul de Souza - considerado naquele ano pela Downbeat como o terceiro melhor trombonista do mundo - o Placa Luminosa consegue se posicionar no meio musical definitivamente como um grupo de competentes e excelentes músicos. Fato este que seria ratificado com o convite de Cesar Camargo Mariano (em 1983) para a turnê "A Todas as Amizades", show homônimo do LP que Cesar havia gravado em NY com músicos americanos.

O Show foi um grande sucesso de público e de crítica, cujo desfecho seria a gravação do especial "A Cesar " dirigido por Solano Ribeiro, na Tv Manchete. O próprio Cesar C. Mariano viria a indicar para Ney Matogrosso o Placa Luminosa; Ney Matogrosso, no biênio 1984/85, criaria o sensacional e maravilhoso show "Destino de

Aventureiro" no qual o Placa seria a banda de apoio. Segundo o próprio Ney Matogrosso, este foi o melhor show de sua carreira e, para o Placa Luminosa, um passo gigantesco na direção do engrandecimento da popularidade e do reconhecimento artístico.

Em janeiro de 1985, o Placa Luminosa é o primeiro grupo de músicos brasileiros a subir ao palco do primeiro "Rock In Rio", ao lado de Ney Matogrosso para a abertura do Festival. Nesse dia se integra ao grupo, como vocalista principal, William Sant’anna. Nesse mesmo ano a banda participa do Festival dos Festivais (da Globo) com a canção “Mira Ira”(Lula Barbosa e Wanderlei) juntamente com Tarancon e Mirim Mirah, alcançam o segundo lugar na classificação geral e ainda conquistam o prêmio de melhor arranjo para Mário Lúcio (1987).

Partindo de uma nova formação com: Luizão (bateria), Ribah Nascimento (guitarra), Ari Nascimento (baixo), Mário Lúcio (sax), Marcos (vocal) e William San’tanna (vocal), e com a versão de “Just To See Her”de Smokey Robinson (“Mais Uma Vez”, feita por Rosana Herman), veio finalmente o sucesso nacional.

Os anos seguintes ,1988/1989, foram a consolidação do sucesso nacional com a inclusão de “Fica Comigo” (Tomas Roth / A. Sacomanni) na trilha de “Top Model” (Rede Globo) e em seguida “Ego” (A. Sacomanni / F. Arduini) na novela “Mico Preto”, também da Rede Globo. Uma fase coroada com o Prêmio Sharp daquele ano (1989) de melhor grupo de música popular do país.

Em 2006 gravam o CD “Beleza Que se Espalha” (gravadora Atração ) e o DVD “Placa Luminosa 30 Anos” no Teatro do Clube Pinheiros já com a saída de Mário Lúcio e entrada de Edu Amaral no Sax.
No segundo semestre de 2017 estão gravando o CD com releituras dos sucessos de bandas e artistas dos anos 80; incluindo a si mesmos, naturalmente.

A formação atual é : Ribah Nascimento , Ari Nascimento, Edu Amaral , William Sant'anna , Marcos Castro,  Paulinho Paz e Daniel Pinheiro

  • instagram-icone-novo_1057-2227
Instagram
  • c-youtube
YouTube
  • Vimeo Social Icon
Vimeo
  • SoundCloud Social Icon
Soundcloud
  • Facebook Classic
Facebook